A Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Saúde, está realizando a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, em todos os postos de saúde da sede e dos distritos do município.
Como forma de aumentar o número de pessoas vacinadas e evitar aglomerações, por determinação do prefeito em exercício de Goiana, Eduardo Honório, foi montado um ponto extra de vacinação, na Praça do Carmo, no centro da cidade, que funcionará neste sábado (28/3) e domingo (29/3), das 8h às 11h.
Além de uma ampla equipe de profissionais, a ação contou, também, com a presença e liderança do secretário de Saúde, Alexandre Ricardo.
Nesta primeira etapa da Campanha de Vacinação os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes. A Campanha se estenderá até o dia 22 de maio.
Somente neste sábado já foram vacinados 180 idosos.
Novo coronavírus
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.
Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.
Próximas etapas
A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança. A última fase, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Até o momento, o Ministério da Saúde enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o fimde março.
A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Source: http://goiana.pe.gov.br/