APÓS PANDEMIA, GOIANA REVIVE TRADIÇÃO ESPORTIVA DOS JOGOS ESCOLARES

A prefeitura de Goiana, através da secretaria de Esportes e Juventude, com apoio da secretaria de Educação e Inovação, realizará os 32°Jogos Escolares de Goiana (JEGO). Os jogos iniciam neste sábado (22) e encerram dia 1° de novembro com toda programação gratuita.

A abertura irá ocorrer no dia 25, às 18h, em frente à prefeitura de Goiana, com a presença dos alunos das escolas participantes e autoridades municipais. A cerimônia terá uma caminhada com a tocha olímpica partindo da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca até o Sesc Ler Goiana, onde será feita uma homenagem ao professor Genivaldo Luíz da Silva, conhecido como professor Vavá, falecido este ano, em 23 de junho.

A competição envolverá aproximadamente 2 mil estudantes inscritos por 33 escolas, um recorde de inscrições. O JEGO será disputado entre escolas municipais, estaduais e particulares. Competirão atletas no feminino e masculino nas categorias de Sub-8 até Sub-17, nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, futsal, futebol, handebol, voleibol, natação e jogos de tabuleiros (xadrez e dama).

O evento não pôde ocorrer por 3 anos devido à pandemia. Os jogos foram por muitos anos uma parte importante da cultura escolar e esportiva no município, com o objetivo de reviver e resgatar a prática esportiva nos jovens e valorizar ainda mais o esporte em Goiana, a prefeitura pretende resgatar essa tradição.

SAIBA UM POUCO SOBRE O HOMENAGEADO:

Genival Luiz da Silva, conhecido por todos como professor Vavá, será o homenageado da 32ª edição dos Jogs Escolares de Goiana (JEGO).

Nascido em 1° de janeiro de 1946, pai de 4 filhos (Cristiano, Andreia, Adriana e Genival Júnior), tornou-se um dos nomes mais importantes na história do esporte goianense. Licenciado em educação física, foi professor e técnico em diversas instituições de ensino no município.

Foi coordenador da primeira edição dos Jogos Escolares de Goiana. Era apaixonado por carnaval e torcedor fiel da escola de samba Beija-Flor. Adorava festas de São João e não perdia um bom pé de serra raiz. Professor Vavá estará para sempre na memória daqueles que o estimavam, mas também, eternizado na história da nossa amada Goiana.


Source: http://goiana.pe.gov.br/

Deixe uma resposta

Fechar Menu