O Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids e Hepatites Virais de Goiana foi responsável pelas atividades elaboradas em conjunto com o Sistema Único de Saúde, entidades da sociedade civil organizada e empresas que foram iniciadas em 30 de novembro, na Cadeia Pública.
A ação contou com a participação do Programa Nacional de Imunização (PNI) e Coordenação Municipal de Tuberculose e Hanseníase. No local, foram realizados teste rápidos para HIV, Sífilis e as Hepatites B e C, além de vacinação contra a Covid-19, anamnese para Tuberculose e Hanseníase e distribuição de preservativos para os detentos.
Durante todo o mês de Dezembro também foram realizadas atividades no Sesc Ler Goiana. No evento foram realizadas testagens rápidas para a população em geral e colaboradores do Sesc, além de distribuição de panfletos informativos, preservativos masculinos e femininos.
A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids e Hepatites Virais (CTA) e Serviço de Assistência Especializada para Pessoas Vivendo com HIV/Aids participaram ainda de ações na Vila Teixeirinha, localizada no bairro da Nova Goiana e no Assentamento Marielle Franco, localizado na Usina Maravilha. Nessas localidades foram realizadas testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, distribuição de panfletos, palestras, orientações sobre ISTs, combate ao HIV/AIDS e entrega de preservativos femininos e masculinos.
O CTA e o CEREST Regional Goiana foram convidados para uma ação interna na Fábrica de Vidros Planos (VIVIX) para realizar palestras, distribuição de panfletos, preservativos femininos e masculinos. Foram feitos testes rápidos de Sífilis e Hepatites B e C. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids e Hepatites Virais participou, no Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado na rua das Laranjeiras, no local foram disponibilizadas testagens para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Houve orientações sobre as ISTs e a importância do uso dos preservativos masculinos e femininos, distribuição dos mesmos para o público presente. O CTA participou da Caravana da Saúde ofertando os mesmos serviços.
As atividades são variadas para se enquadrar ao público-alvo e ao local físico, abordando as informações necessárias e importantes sobre assuntos referentes ao tema. É importante informar que os resultados das testagens são entregues todas no local, de forma sigilosa e pessoal, caso o usuário necessite de melhor esclarecimento ou acompanhamento, ele é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde ou para o setor responsável.
Durante todo o mês também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos e panfletos no próprio setor para as empresas terceirizadas da JEEP e para grupos da sociedade civil que estavam com ações nos locais de atuação sobre o Dezembro Vermelho.
Source: http://goiana.pe.gov.br/