A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz. Existem inúmeras possibilidades: aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que é como os médicos chamam o “osso” ou “calo” do nariz.
A cirurgia está indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz. Algumas vezes, a cirurgia pode ser associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular carne esponjosa, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite.
Ao contrário do que é muito difundido, nem sempre é feita a fratura do osso nasal e isso será avaliado na consulta. A fratura é feita com o intuito de diminuir o osso do nariz, mas também é feita para correção de “nariz torto” ou mesmo correção de lesão/fratura prévia no local.
É um procedimento que pode ser feito com anestesia geral ou até mesmo local com sedação e demora em torno de duas horas todo o procedimento.
Geralmente o paciente é liberado no mesmo dia, exceto em casos que haja associação com procedimentos funcionais, onde o paciente acaba ficando com 1 dia de internação pós cirúrgica.