Por definição, se a pessoa expor mais de 3 milímetros de gengiva, ela apresenta sorriso gengival
⠀
Existem alternativas cirúrgicas e não cirúrgicas para essa condição. Dentre as opções não cirúrgicas, podemos utilizar a TOXINA BOTULÍNICA (“Botox”) ou o ÁCIDO HIALURÔNICO (preenchedor)
⠀
Em muitos casos, a origem do sorriso gengival está no aumento da força de contração do músculo elevador do lábio superior (figura 2, arraste a foto acima pro lado para conhecer esse músculo)
⠀
E como funciona o tratamento?
⠀
🔹 Toxina Botulínica: impedimos que ocorra a ação muscular, através do bloqueio do impulso nervoso. Dessa forma, com a ausência de contração muscular, o sorriso não se eleva tanto, diminuindo a exposição da gengiva
🚨 Mas atenção: esse tratamento pode alterar um pouco a característica do seu sorriso, deixando ele um pouco “retificado”.
⠀
🔹 Ácido Hialurônico: ao depositar o produto acima da musculatura, ele funciona como um “peso”na região, diminuindo a força de contração (miomodulação). O músculo ainda contrai, mas com uma força menor.
⠀
Cada paciente é único e deve ser avaliado individualmente, a fim de oferecermos o melhor tratamento possível para aquele caso.
⠀
Se o sorriso gengival te incomoda, procure um cirurgião plástico e tire suas dúvidas 👇