Braquioplastia ou lifting de braço é uma técnica que consiste na retirada de pele da parte posterior do braço, com o intuito de eliminar a flacidez da região e eliminar o efeito gelatina do “tchauzinho”.
É uma cirurgia corretiva para pessoas com pré-disposição a flacidez ou para pessoas que, em função da idade ou pela perda de peso, tiveram um acúmulo de pele nessa região.
Esta intervenção é indicada para casos que não podem ser corrigidos com a prática de exercício físico.
A braquioplastia pode ser realizada com anestesia local e sedação ou geral, e tem duração entre 2 a 4 horas, dependendo da quantidade e da extensão de pele a ser corrigida. Para os procedimentos menores, os pacientes podem receber alta no mesmo dia.
O pós-operatório exige do paciente uma disciplina rígida quanto aos movimentos dos braços, a fim de evitar a ruptura das suturas e melhorar a qualidade da cicatriz. Algumas atividades físicas já podem ser retomadas em cerca de 3 a 4 semanas após o procedimento cirúrgico.
A cirurgia é feita com o reposicionamento da pele e também a retirada do excesso, diminuindo a flacidez no local.
Muitas vezes a lipoaspiração é feita em conjunto, uma vez que é comum que haja uma gordura localizada que poderia impedir um resultado satisfatório da cirurgia.
Em caso de pouca flacidez, existe a possibilidade de uma incisão na axila, porém é muito comum que o corte siga para a parte interna dos braços, podendo chegar até mesmo perto do cotovelo do paciente.