Após dois anos de paralisação das atividades por conta da pandemia da Covid-19, o Teatro das Heroínas de Tejucupapo retomou as suas apresentações relembrando um importante acontecimento histórico de resistência à invasão holandesa em Tejucupapo, comunidade localizada no município de Goiana, em Pernambuco.
Realizada desde 1993 nas terras da Fazenda Megaó, no Monte das Trincheiras, o local onde acontece a encenação é o mesmo que serviu de palco para a batalha contra os holandeses. O Brasil foi defendido num conflito liderado pelas mulheres de Tejucupapo, sob o comando de Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina que corajosamente enfrentaram seus inimigos com água fervente e pimenta derrotando e expulsando os estrangeiros de suas terras.
Esse episódio se mantém vivo até hoje, graças ao empenho e dedicação de Dona Luzia Maria da Silva, idealizadora do teatro. No último domingo, dia 24, às 14h, a história se repetiu com a realização gratuita, ao ar livre, do espetáculo teatral organizado pela própria comunidade de Tejucupapo, através da Associação das Mulheres de Tejucupapo, com apoio da prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural do município e demais colaboradores.
Para marcar esse retorno, muitas pessoas, entre moradores, turistas e lideranças políticas prestigiaram a encenação teatral. “Foi um momento de muita alegria ver esse retorno, motivo de tanto orgulho para nós goianenses ter essa oportunidade de demonstrar a bravura de nossas mulheres num acontecimento tão marcante na história de Pernambuco”, declarou o prefeito de Goiana, Eduardo Honório.
Source: http://goiana.pe.gov.br/